Na próxima segunda-feira (11), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) realiza uma programação especial em celebração ao Dia Nacional do Laringectomizado, com destaque para a apresentação do Coral Ressoar, formado por pacientes que perderam a voz após cirurgia para retirada da laringe, e um ciclo de palestras com a equipe multiprofissional da instituição, voltado aos pacientes em acompanhamento. As atividades acontecem a partir das 8h, no 1º andar do prédio administrativo, com vista para o jardim da instituição.
A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o câncer de laringe e seus fatores de risco como: o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, e os desafios enfrentados por quem passa pela cirurgia de laringectomia. O câncer de laringe é o terceiro tumor mais prevalente na região da cabeça e pescoço e ocupa o 9º lugar no ranking de cânceres mais letais entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
No HCP, referência em oncologia em Pernambuco, 127 pacientes laringectomizados estão em acompanhamento. A reabilitação desses pacientes vai além do cuidado médico: envolve suporte fonoaudiológico, nutricional, psicológico e social, ajudando-os a reaprender a se comunicar, se alimentar e conviver com os impactos físicos e emocionais da cirurgia.
O Hospital de Câncer de Pernambuco é uma instituição privada, filantrópica e sem fins lucrativos, que atende 100% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte/foto: HCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário