Usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Tereza Noronha, no Janga, tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira (26.09). Eles participaram da abertura da Mostra Povoada e assistiram a um vídeo-documentário sobre as experiências de frequentadores da instituição no seu processo de reabilitação.
O trabalho faz parte da pesquisa de mestrado da servidora da Prefeitura e estudante da Universidade de Pernambuco (UPE) Laís Guedes. “A ideia desse trabalho foi coletiva. Cada um dos quatro componentes foi compartilhando suas singularidades e experiência de vida, até que chegamos no resultado final.
William Tavares da Silva ficou muito feliz com a conclusão do trabalho. “Passei a lidar melhor com meus problemas, a interagir mais com as pessoas e na família o relacionamento melhorou muito “, disse.
Jessica Portela revelou sua satisfação com o acolhimento que recebeu do Caps. “Aqui tenho sido bem tratada tanto psicologicamente quanto no lado psiquiátrico. Essa Mostra Povoada me permitiu colocar tudo pra fora e transformar em arte. Hoje eu me sinto capacitada para o futuro“, afirmou.
O Caps III atende cerca de 330 usuários com acompanhamento, além das pessoas que procuram a instituição diariamente para consultas. “Foi uma experiência fantástica. Os usuários usaram a arte como parte do processo de tratamento. O Caps estimula atividades como essa, que promovem a ressocialização e reabilitação do usuário“, pontuou a gerente do Caps, Clara Flauxi.
A Mostra Povoada ficará aberta até o dia 10 de outubro. O local funciona para o público das 8h às 17h. Grupos interessados podem agendar uma visita para acompanhar a mostra, pelo fone: (81) 99651.6115.
Nenhum comentário:
Postar um comentário