Na última sexta-feira, 19, a Ilha de Itamaracá viveu um momento único. Depois de 50 anos de funcionamento, a penitenciária professor Barreto Campelo, teve seu processo de demolição iniciada.
A desativação ocorreu no dia 1º de abril, a ação pretende abrir caminho para o desenvolvimento econômico e turístico no município.
Há anos que a população e empresários pediam a retirada dos presídios da Ilha, além deles, o Ministério Público também pressionou para que isso pudesse acontecer.
Nos últimos tempos, a penitenciária abrigava 472 custodiados, que foram transferidos para outros presídios do Estado. O local estava em más condições estruturais, incluindo pavilhões deteriorados, além de dasfalhas nos sistemas hidráulico e de esgoto, e comprometimento de áreas administrativas e da própria segurança, que ao longo dos anos contribuíram para o sucateamento do equipamento público.
O surgimento de novas vagas para o sistema prisional, contribuíram ainda mais para o fechamento do presídio. O Governo de Pernambuco, entre 2023 e 2025, entregou 1.854 vagas, sendo 954 no Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), na Região Metropolitana do Recife, e 900 na Unidade 2 do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga (CIR), localizado na Zona da Mata Norte. Encontra-se em andamento a criação de 5.933 vagas, com previsão de entrega até 2026.
Imagens: Dani Morais
@raquellyraoficial
@priscilakrauseoficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário